Conecte com a gente




Estudos Bíblicos

Por que ouvir Deus é tão importante?

Toda semana no Crosswalk.com. O Dr. Barrier coloca quase 40 anos de experiência no pastorado para trabalhar, respondendo a questões de doutrina ou prática para leigos, ou dando conselhos sobre questões de liderança da igreja.

Editoria Jornal O Cristão

Publicado

em

Nota do Editor: A coluna “Pergunte ao RogerContinua depois da publicidade  ” do Pastor Roger Barrier aparece regularmente em Preach It, Teach It . Toda semana no Crosswalk.com. O Dr. Barrier coloca quase 40 anos de experiência no pastorado para trabalhar, respondendo a questões de doutrina ou prática para leigos, ou dando conselhos sobre questões de liderança da igreja.

Caro Roger

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estou lendo o livro de Eclesiastes de Salomão e dois pensamentos chamam minha atenção. Primeiro, é tão deprimente. Salomão diz que tudo é “vaidade” ou “vazio sem valor”. Segundo, achei bastante intrigante que no capítulo cinco Salomão estivesse convencido de que ficamos de boca fechada quando nos apresentamos diante de Deus em oração. Você poderia lançar alguma luz sobre isso?

Amor, Mary  Beth

Querida Mary Beth

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiro, o termo “vaidade” é frequentemente traduzido como “vazio”, como se o mundo fosse completamente inútil para mim: no entanto; Eu não acredito que seja o que Salomão está dizendo.

Este termo “vaidade” é uma tradução da palavra hebraica que significa “névoa”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Salomão está dizendo que as coisas da terra são como a névoa da manhã. Às 10 horas, tudo está queimado. As coisas na terra são reais, mas não duram muito tempo, o sol está queimando-as a cada minuto. Portanto, aproveite-os enquanto puder.

Uma vez que todas as coisas acabarão por se dissipar, precisamos ouvir atentamente a Deus para conhecer seus planos para nós e para como devemos escolher agir e nos comportar. À luz da névoa que se dissipa, tudo o que dizemos e fazemos é importante.

Mary Beth, há muitos versículos na Bíblia sobre ouvir a Deus. Eu vou usar a passagem que você mencionou em Eclesiastes para ser a diretriz para responder sua pergunta.

A tese de Salomão é:  Deus está falando. Ouça com atenção e leve a sério o que ele diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqui estão 4 elementos importantes para lembrar:

1. Aproxime-se e ouça – porque Deus está falando com você.

Eclesiastes 5: 1: Guarda os teus passos quando fores à casa de Deus. Aproxime-se para ouvir, em vez de oferecer o sacrifício de tolos, que não sabem que estão errados.

Em minha experiência, passo mais tempo conversando com Deus em oração do que ouvindo. Eu imagino que você é muito parecido comigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Observe a proporção. Não é igual. Devemos escutar muito mais do que estamos para conversar. Isso significa que ficamos quietos e ouvimos profundamente a Deus em nosso espírito interior.

Principalmente, neste estado quieto, Ele compartilhará conosco o que ele quer que saibamos e façamos.

Você pode imaginar que ouvir a Deus pode dar orientação para as coisas que ele quer que falemos e sobre as quais Ele quer que oremos?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O “sacrifício de tolos” mencionado por Salomão é a observância superficial e descuidada da religião,  promulgada por costume ou hábito.

O “sacrifício de tolos” é a tendência humana de reclamar da nossa sorte na vida. Quando reclamamos sobre nossas circunstâncias, estamos na verdade  reclamando dos planos que Deus  fez para nossas vidas.

O “sacrifício de tolos” está  dando a Deus as sobras  ( Malaquias 1: 10-13 ). 

O “sacrifício de tolos” é dar a Deus o  serviço da boca sem mudar vidas  ( Ezequiel 33: 31-32 ; Gênesis 28: 20-26).

O “sacrifício de tolos” é tomar  decisões sem envolver cuidadosamente Deus  ( Juízes 11: 29-49 ).

Ouça por Deus falar de várias maneiras:

  • A Bíblia (Salmos 119: 105).
  • Jesus Cristo ( Hebreus 1: 1-3 ).
  • Assine e maravilhas ( Atos 3: 1-10 ).
  • Colocando “fleeces” para discernir a vontade de Deus ( Juízes 6: 36-40 ).
  • Povo piedoso (Eclesiastes 4:13).
  • A criação ( Romanos 1:18 ).
  • Pregadores e Profetas ( Atos 11: 28-29 ).
  • Em nosso íntimo espírito humano durante momentos de quietude ( 1 Reis 19: 11-13 ).
  • Na mente humana, classificando os “prós e contras” de uma decisão (Isaías 1:18).
  • Dreams (Joel 2:28-29).
  • Visions (Joel 2:28-29).
  • Fracasso (Mateus 26:75;  João 21 ).
  • Em nosso espírito interior-mais-humano, quando estamos constantemente buscando a Deus ( Jeremias 29: 12-13 )
  • Circunstâncias ( Provérbios 3: 5-6 )

2. Quando finalmente ouvimos o que Ele tem a dizer, nada será o mesmo novamente. 

Por um lado, quando ouvimos atentamente, ouvimos Deus compartilhando todas as coisas boas e proveitosas que ele tanto fez e fez por nós:  Perdão; Aceitação; Salvação; Vida eterna; Garantia; Segurança; Paz; Protecção; A habitação do Espírito Santo; e vitória através do poder de Jesus Cristo , só para citar alguns.

À medida que nos apropriamos desses dons na vida cotidiana, descobrimos que nossas vidas estão mudando de maneira positiva. Nós estamos parecendo cada vez mais com Jesus.

Jeremias 29: 1: Porque eu sei que os planos que tenho para você, ”declara o Senhor,“ planos para prosperar e não para prejudicá-lo, planos para lhe dar esperança e um futuro. 

Salmo 85: 8: Eu vou ouvir o que Deus, o Senhor diz; ele promete paz ao seu povo, seus fiéis servos ”.

No entanto, ouvir Jesus pode nos custar nossas vidas. 

Deus disse a Jeremias (parafraseando): “Ouça-me, quero que você seja meu profeta. Mas há um custo. As pessoas vão rir de você, desprezar você, bater em você, bater em você e jogá-lo em cisternas. Eles nunca farão uma palavra que você diga. Você ainda quer o emprego? ”( Jeremias 1:52 ).

Em  Êxodo 20: 18-21,  enquanto Deus estava no Monte Sinai, Moisés convidou o povo a se aproximar da montanha para ouvir o que Deus tinha a dizer: “Quando o povo viu o trovão e o relâmpago, ouviu a trombeta e viu a montanha em fumaça, eles tremiam de medo. Eles ficaram a certa distância e disseram a Moisés: “Fale conosco e nós ouviremos. Mas não tenha Deus falando conosco ou morreremos ”.

Palavras verdadeiras nunca foram faladas.

Custa ser um profeta. Todo cristão é chamado para ouvir a Deus como parte de suas responsabilidades no reino. Você ainda quer ouvir Deus falar com você? Como cristãos, que estão seguindo a Jesus, não temos outra escolha.

Lidar com Deus é um assunto sério.

Lucas 9: 57-62: “Enquanto caminhavam pela estrada, um homem disse-lhe: ‘Eu te seguirei para onde quer que vás’. Jesus respondeu:“ As raposas têm tocas e as aves têm ninhos, mas o Filho do homem tem não há lugar para deitar a cabeça. ”Ele disse a outro homem:“ Segue-me ”. Mas ele respondeu:“ Senhor, deixa-me primeiro sepultar o meu pai. ”Jesus disse-lhe:“ Que os mortos enterrem os seus próprios mortos. mas você vai proclamar o reino de Deus ”. Ainda outro disse:“ Eu te seguirei, Senhor; mas primeiro, deixe-me voltar e dizer adeus a minha família. ”Jesus respondeu:“ Ninguém que ponha uma mão no arado e olhe para trás está apto para o serviço no reino de Deus. ”Jesus respondeu:“ Ninguém que ponha um mão para o arado e olha para trás está apto para o serviço no reino de Deus. ”

3. Fique quieto e fique calmo – porque Deus tem a melhor perspectiva de nossas vidas.

Eclesiastes 5: 2-3: “Não seja rápido com a sua boca, não se apresse em seu coração para pronunciar qualquer coisa diante de Deus. Deus está no céu e você está na terra, então deixe suas palavras serem poucas. Como um sonho vem quando há muitos cuidados, assim o discurso de um tolo quando há muitas palavras. ”
Quando queremos conhecer a vontade de Deus, ou talvez o que está acontecendo em nossas vidas; muitas vezes fazemos todo o falar e, portanto, não podemos ouvir quando Deus fala. 
Salomão poderia dizer assim: “Quando você quiser ouvir de Deus, cale a boca.” 
Quando Elias finalmente ficou quieto o suficiente para ouvir, Deus foi capaz de dizer a ele o que realmente estava acontecendo. 
Elias achava que ele era o único remanescente do povo de Deus; mas quando ele demorou a ouvir, Deus lhe disse que havia mais de 7000 israelitas que se recusaram a seguir Baal.
Quem pode imaginar o que Deus pode dizer quando nos aquietamos e ouvimos, escutamos? 
De sua perspectiva terrena, Elias pensou que ele e seu ministério falharam. Da perspectiva de Deus, ele foi um grande sucesso. 
Queremos ouvir o que Deus está dizendo, mas não vamos calar a boca o tempo suficiente para ouvir

4. Faça um compromisso e mantenha-o – não brinque com Deus.

Eclesiastes 5: 4-5: “Quando você fizer um voto a Deus, não demore em cumpri-lo. Ele não tem prazer em tolos; cumpra seu voto. É melhor não prometer do que fazer um voto e não cumpri-lo ”.

Salomão está falando aqui sobre a Oração da Raposa. “Querido Senhor, se você me tirar dessa vida, prometo me tornar um cristão”, ou “eu me tornarei um pregador” ou “limparei minha vida e nunca mais farei coisas ruins”, e assim por diante.

Em outras palavras, não faça nenhuma promessa a Deus e não dê seguimento. Falar é fácil. Devemos estar dispostos a fazer a Sua vontade antes que Ele fale conosco.

João 7:17: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a doutrina … de Deus …”

Tiago 1:22: “Não apenas ouçam a palavra e enganem-se a si mesmos; faça o que diz.

Um homem veio ao meu consultório para procurar aconselhamento. Ele queria conhecer a vontade de Deus em uma situação particular. Eu perguntei a ele: “Você está disposto a fazer o que Deus lhe diz, não importa o que seja?”

“Na verdade não. Primeiro, quero saber o que Ele diz para que eu possa decidir se quero ou não fazê-lo ”.

“Então,” respondi, “a menos que você esteja disposto a fazer a vontade Dele, seja o que for, não estou preparado para ajudá-lo a encontrar a resposta. Jesus disse que aqueles que escutam e se entregam para fazer a Sua vontade são os que ouvem a Sua vontade ”.

Eclesiastes 5: 6-7: Não deixe sua boca levar você ao pecado. E não protestem ao mensageiro do templo: “Meu voto foi um erro”. Por que Deus deveria estar zangado com o que você diz e destruir o trabalho de suas mãos? Muito sonhar e muitas palavras são sem sentido. Portanto, teme a Deus ”.

Minha passagem favorita de “quiet down” é de David no Salmo 131 :

Salmo 131: “O meu coração não é orgulhoso, ó Senhor, os meus olhos não são arrogantes; Eu não me preocupo com grandes assuntos ou coisas maravilhosas demais para mim. Mas eu parei e acalmei a minha alma; como uma criança acalmada em seu seio materno, como uma criança que está quieta é minha alma (RSV).

Comentar este Artigo:
Continue lendo
Publicidade



PUBLICIDADE