Conecte com a gente




Estudos Bíblicos

5 coisas que os pastores precisam parar de fazer imediatamente

Pastores, não somos apenas líderes de torcida, somos transformadores de jogo. Somos chamados a agitar e a condenar para que a mudança ocorra.

Editoria Jornal O Cristão

Publicado

em

É verdade que existem muitos pastores e igrejas maravilhosas – eu aprecio o ministério deles, mas, como um todo, a igreja se desviou do curso. Eles perderam a noção da verdade – muitos estão mais preocupados com degustação de vinhos e cervejas artesanais do que realmente buscando o coração de Deus.  

O púlpito regula a condição espiritual do povo de Deus que afeta a nação. Uma cultura morna e saturada de sexo (e igreja) simplesmente reflete a falta de convicção no púlpito e no banco.

Pastores e líderes cristãos devem assumir a responsabilidade pela saúde espiritual da igreja de hoje e da nação. Não precisamos de mais planos de marketing, estudos demográficos ou campanhas de doação; precisamos de homens cheios do Espírito de Deus.

Esta não é uma carta de repreensão (não estou em posição de fazer isso) – é um apelo manchado de lágrimas que mais uma vez buscamos o coração de Deus. Aqui estão cinco questões que precisamos superar:

1. Pare de diluir o evangelho. A verdade é muitas vezes diluída na esperança de não ofender os membros e formar um grande público. O julgamento nunca é mencionado e o arrependimento raramente é buscado. Queremos construir uma igreja em vez de partir um coração; seja politicamente correto e não biblicamente correto; mimar e conforto ao invés de mexer e condenar. O poder do evangelho é encontrado na verdade sobre o evangelho – a versão editada não muda vidas.

2. Pare de se concentrar apenas no incentivo. Todos nós precisamos de incentivo, isso é certo, mas a maioria das pessoas se sente derrotada porque não está ouvindo mais sobre o arrependimento – “arrependa-se e experimente momentos de refrescamento da presença do Senhor” (cf. Atos 3:19 ). Para realmente ajudar as pessoas, devemos pregar as verdades difíceis, bem como as alegres; pregue a cruz e a nova vida; pregue o inferno e pregue o céu; pregar condenação e pregar salvação; pregue o pecado e pregue a graça; pregar ira e pregar amor; pregar julgamento e pregar misericórdia; pregar obediência e pregar perdão; pregue que Deus “é amor”, mas não esqueça que Deus é justo. É o amor de Deus que nos obriga a compartilhar toda a Sua verdade.

3. Pare de receber sua mensagem da psicologia pop ou da última moda. Todos nós devemos retornar ao local de oração, onde ocorrem quebrantamento, humildade e rendição total. Deus prepara o mensageiro antes de prepararmos a mensagem. Sem oração, “a igreja se torna um cemitério, não um exército em combate. Louvor e oração são sufocados; adoração está morta. O pregador e a pregação encorajam o pecado, não a santidade … a pregação que mata é a pregação sem oração. Sem oração, o pregador cria a morte, e não a vida ”(EM Bounds). “Sem o batimento cardíaco da oração, o corpo de Cristo se parecerá com um cadáver. A igreja está morrendo de pé porque ela não está de joelhos ”(Al Whittinghill).

4. Pare de tentar ser como o mundo. Se um pastor enche sua mente com o mundo a semana toda e espera que o Espírito de Deus fale ousadamente através dele a partir do púlpito, ele ficará gravemente enganado. “O sermão não pode elevar-se em suas forças vivificadoras acima do homem. Homens mortos dão sermões mortos, e sermões mortos matam. Tudo depende do caráter espiritual do pregador ”(EM Bounds). Quem ele é a semana toda é quem ele será quando pisar no púlpito. Somos chamados à vida separada guiada pelo Espírito Santo, não por Hollywood.

Quando Deus traz mudanças, a separação e a oração têm sido o catalisador. A condição letárgica seca e morta da igreja simplesmente reflete nossa falta de sermos cheios do Espírito. Embora devocionais e orações de 5 minutos sejam bons, eles não serão suficientes nesses tempos difíceis. Precisamos de tempos poderosos de oração, devoção e adoração. Mais uma vez, Deus prepara o mensageiro antes de prepararmos a mensagem. É preciso homens quebrados para quebrá-los. Desconecte a TV, desligue o Facebook e volte à Palavra, oração e adoração.

5. Pare de perguntar: “Este tópico ofenderá meu público?” E comece a perguntar: “Meu silêncio ofenderá a Deus?” Uma paráfrase frequentemente atribuída a Alexis De Tocqueville – um francês que foi o autor da Democracia na América no início de 1800, ajuda para entender melhor esse ponto: “Procurei em toda a América descobrir onde sua grandeza se originou. Procurei nos portos e nas margens, nos campos férteis e nas pradarias sem limites, nas minas de ouro e no vasto comércio mundial, mas não estava lá … Não foi até eu ir às igrejas da América e Ouvi seus púlpitos em chamas com justiça, eu entendi o segredo de seu sucesso. A América é ótima porque ela é boa e, se ela deixar de ser boa, a América deixará de ser ótima. ”

Seu púlpito está em chamas de retidão – tudo começa aqui.

Shane Idleman | Colaborador do ChristianHeadlines.com

Estudos Bíblicos

Como crescer em sua liderança: Volte-se para a Palavra de Deus

As questões de ser um líder e as questões das características da liderança são tão antigas quanto a humanidade. Desde a queda no jardim do Éden até as notícias de hoje, vemos frequentemente os resultados devastadores de ouvir e seguir falsos líderes.

Editoria Jornal O Cristão

Publicado

em

Também conhecemos líderes do passado e do presente cujos exemplos tremendos são dignos de nossa atenção e imitação.

Para onde vamos aumentar nosso conhecimento de como ser um líder eficaz e influente? Como aprendemos a modelar as características de um líder com integridade? Se procurarmos na Amazon um livro sobre liderança, mais de 60.000 opções aparecerão. No entanto, como seguidores de Cristo, temos um livro, a Bíblia Sagrada, que oferece os melhores exemplos de como é a liderança nas histórias de grandes e pobres líderes.

Quando vemos o mundo de uma perspectiva bíblica, entendemos duas verdades: Primeiro, “a Palavra de Deus é viva e ativa, mais afiada do que qualquer espada de dois gumes” (Hebreus 4:12). Segundo, “Toda Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para o ensino, a reprovação, a correção e o treinamento da justiça, para que o homem de Deus seja completo, equipado para toda boa obra” (2 Timóteo 3: 16-17). ) Usamos a Bíblia como nosso guia.

Meu livro favorito da Bíblia que contém exemplos de grande liderança é o livro de Neemias. Neemias nos dá três princípios que nos servem bem em qualquer posição de liderança que ocupemos.

  • Comece com Deus . Quando Neemias ouviu que os sobreviventes do exílio de Jerusalém estavam com grandes problemas, e que o muro foi derrubado e os portões destruídos pelo fogo, ele imediatamente se voltou para o Senhor com jejum e oração. O Senhor deu a oportunidade a Neemias de apresentar ao rei Artaxerxes um pedido para retornar a Jerusalém para reconstruir a cidade e o muro. Quando o rei perguntou a Neemias o que era necessário, por causa do tempo gasto com o Senhor e pensando no que seria necessário, Neemias estava preparado. Ele pediu ao rei que escrevesse cartas em seu nome para atender às necessidades do projeto (Neemias 2: 7-8). Neemias procurou o Senhor, pensou no projeto e estava preparado para fazer seu pedido ao rei. Você procura o Senhor primeiro quando se depara com um novo projeto ou desafio?
  • Demonstre que você se importa . É um ditado comum – as pessoas não se importam com o quanto você sabe até saberem o quanto você se importa. Neemias passou um tempo compreendendo a situação e toda a extensão da devastação. Ele fez isso antes de compartilhar o que Deus lhe disse para empreender (Neemias 2: 11-18). Quando Neemias apresentou o plano para Jerusalém, as pessoas se reuniram ao seu redor porque ele demorou algum tempo para entendê-las. Quando chegou a hora do trabalho ser feito, Neemias trabalhou bem ao lado deles. De fato, ele, seus irmãos e servos não trocaram de roupa nem guardaram as armas (Neemias 4: 13-23). Ao reservar um tempo para obter uma imagem clara da tarefa e trabalhar lado a lado com os outros, Neemias demonstrou que se importava com o povo. Como sua equipe responderia se perguntada sobre seus cuidados com eles?
  • As pessoas são importantes . Todo o terceiro capítulo de Neemias é dedicado a descrever quem fez o trabalho. Neemias tinha muita coisa acontecendo; uma parede enorme para reconstruir a partir de escombros não é uma tarefa simples. No entanto, ele reservou um tempo para registrar cuidadosamente quem estava construindo o muro. Ele os conhecia – seus nomes e ocupações, bem como as partes do muro que cada pessoa estava reconstruindo. Como Deus soprou esse registro, entendemos que as pessoas que fazem o trabalho são importantes. Você conhece bem sua equipe? Este é um dos muitos exemplos de liderança na Bíblia, um livro que nos oferece sabedoria divina ao liderarmos.

SOBRE O AUTOR:

Julie Nimmons é ex-CEO da Schutt Sports, coach executiva e presidente da EXO Living, LLC. Este artigo foi publicado em uma publicação da Irmandade de Atletas Cristãos .

Continue lendo

Estudos Bíblicos

EBD: Seja um mordomo fiel

Subsídio para a Escola Bíblica Dominical da Lição 13 do trimestre sobre “Tempo, Bens e Talentos”.

Editoria Jornal O Cristão

Publicado

em

Com a graça de Deus chegamos à última Lição do terceiro trimestre, e nela falaremos de virtudes que são essenciais aos mordomos de Deus: prudência, prontidão, esperança e fidelidade.

Na verdade, muitos desses pontos já foram abordados ao longo do trimestre, mas será útil fazermos uma revisão do conteúdo para que fixemos melhor nossas responsabilidades enquanto administradores das coisas que Deus nos tem dado.

I. O que Deus espera de seus mordomos

1. Que sejam prudentes na espera do Senhor

Os mordomos de Deus, isto é, os que administram as dádivas que Ele confiou devem ser prudentes no uso do tempo, dos dons naturais e espirituais, na administração das finanças, no trato com seus irmãos, e no aproveitamento das oportunidades para com “os de fora” (Cl 4.5), isto é, esforçando-se ao máximo para levar os perdidos à Cristo, seja através da evangelização, seja através de seu testemunho de vida. Como diz o ditado, as palavras convencem, mas o exemplo arrasta!

Se nossa boca está cheia de palavras torpes, se somos sempre precipitados em nossas atitudes, se somos irresponsáveis no pagamento de nossas dívidas, e se os ímpios estão sempre encontrando algo de que nos acusar e envergonhar, que tipo de prudência temos?! “Sede prudentes…” disse Jesus, em face de nosso trabalho no meio dos lobos (Mt 10.16).

Ovelhas imprudentes correm o risco de terem seus últimos momentos entre os dentes dos lobos ferozes ou do maligno leão, que anda em nosso derredor, buscando nos tragar (1Pe 5.8). Mas Deus mesmo se encarrega de proteger os mordomos prudentes! Quanto a estes, “o maligno não lhe toca” (1Jo 5.18).

2. Que esperem o Senhor com prontidão

Diz o procrastinador: “Amanhã resolvo isso, amanhã tomo essa decisão, amanhã…”. Sempre pensando ter domínio do dia de amanhã, negligencia suas responsabilidades e compromissos, empurrando todo dever para o outro dia. Mas há um bom ditado para isso: não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. E que maior responsabilidade temos do que nos aprontar para o encontro com Cristo?

Muitas pessoas protelam sua decisão de aceitar a Cristo ou de reparar erros em suas vidas e se voltar para o centro da vontade de Deus porque estão sempre acreditando em uma “nova oportunidade”. Nós mesmos, enquanto pregadores do evangelho, cometemos esse erro corriqueiramente quando dizemos aos pecadores que deliberadamente rejeitam a Cristo: “Que o Senhor te conceda uma nova oportunidade”.

E os pecadores, suavizados pela nossa palavra de esperança, dizem um tranquilo “Amém”, confiantes que nunca faltarão “novas oportunidades”, pelo que eles estão sempre se esquivando da conversão. Temos que deixar claro aos pecadores que aquela é a oportunidade e que outra poderá não haver; temos que deixar claro que “hoje” é o dia da decisão, não amanhã, nem depois. O homem deve estar pronto hoje para o encontro com Deus! “Se hoje ouvirdes a Sua voz não endureçais o vosso coração” (Hb 3.15).

Igualmente nós, crentes veteranos, jamais podemos nos acomodar. Visto que não sabemos a hora que Jesus virá – pode ser a qualquer momento, inclusive antes do término da leitura desse artigo – devemos estar em comunhão com ele, livre das amarras do pecado e dos embaraços do mundanismo (Hb 12.1), com o coração desejoso de encontrar o nosso amado Senhor. Os servos em prontidão podem cantar: “Maranata! Ora vem, Senhor Jesus” (1Co 16.22; Ap 22.20)

3. Esperem a recompensa do Senhor

“Eis que cedo venho e o meu galardão comigo para dar a cada um segundo as suas obras” (Ap 22.12). Galardão é salário, pagamento, recompensa. Há bons salários, e há maus salários. Por exemplo, “o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23). E sabemos que o salário para quem viveu no pecado, ainda que travestido de uma capa de religiosidade, será a morte eterna, o banimento final da presença do Senhor!

Porém, o que os mordomos fiéis podem esperar, sem receio, é a boa recompensa: coroa da vida (Tg 1.12), pedrinha branca com novo nome escrito (Ap 2.17), maná escondido (Ap 2.17), fruto da árvore da vida (Ap 2.7), lugar à mesa do banquete celestial junto à Abraão, Isaque e Jacó (Mt 8.11)… enfim, vida eterna, que é o dom gratuito de Deus para os que creem em Cristo Jesus.

A certeza de que haverá uma recompensa deve gerar em nós ao mesmo tempo temor e também esperança: temor para que não venhamos nos entregar à ociosidade ou ao pecado deliberado, e esperança para que não desanimemos de “servir ao Senhor com alegria” (Sl 100.2), confiantes de que seremos galardoados (Hb 11.6). Como diz o coro do hino 418 da Harpa Cristã,

“Depois da batalha me coroará,
Deus me coroará;
Deus me coroará;
Depois da batalha me coroará,
Na celestial mansão;
Lá verei o meu Rei,
E terei meu galardão,
Depois de batalha me coroará,
Na cidade de Sião!”

Por Tiago Rosas

Continue lendo

Estudos Bíblicos

ESTUDO BÍBLICO: Saulo foi transformado em Paulo?

“Todavia, Saulo, também chamado Paulo…” (At 13.9).

Editoria Jornal O Cristão

Publicado

em

É muito comum no meio cristão achar que antes de sua conversão o apóstolo Paulo chamava-se Saulo e que depois Deus mudou o seu nome, inclusive até um respeitado hino evangélico conta com esse refrão. Contudo, por mais que possamos entender a máxima de que a voz do povo é a voz de Deus, e que se todos falam a mesma coisa é porque realmente essa é a verdade, devemos nesse caso pelo menos refletir com mais cuidado se realmente Saulo transformou-se em um Paulo.

Saulo nasceu em Tarso da Cilicia, ele era filho de uma família judaica, da tribo de Benjamim, fariseu, era aluno assíduo na sinagoga de Jerusalém, sendo o mais destacado entre todos os aprendizes que haviam nas 48 sinagogas da época, tendo Gamaliel, como seu professor, portanto crescia como um homem sábio e destacado, fariseu dos fariseus, era membro do Sinédrio, uma espécie de Assembleia constituinte da época.

Sendo que quando Estevão morreu apedrejado, ele segurou a capa, ou seja, demonstrava a sua liderança, pois quando alguém segurava a capa, era um líder. Dentro desse contexto é que surge a dúvida se realmente Saulo virou Paulo, já que ao se converter no caminho de Damasco, Saulo tornara-se verdadeiramente um novo homem, contudo ele passa agora a não se relacionar tanto com a comunidade judaica, mais vai paulatinamente se relacionando mais com os gentios, a partir do seu chamado em Atos capítulo 13.

Portanto, analisando exegeticamente, a verdade é que em nenhum lugar das Escrituras encontramos menção de Paulo ter mudado de nome, no entanto, o que a Bíblia afirma é o seguinte: “Todavia, Saulo, também chamado Paulo…” (At 13.9). Até este versículo, o apóstolo é chamado de Saulo; a partir de então passa a ser chamado de Paulo.

Se repararmos cuidadosamente o versículo em pauta, veremos que Lucas, o autor da narrativa diz que Saulo TAMBÉM era chamado Paulo. Ou seja, não houve uma troca de nomes, o que de fato a Bíblia afirma claramente, era que ele tinha DOIS NOMES DIFERENTES, fato considerado comum para um judeu que também tinha cidadania romana, como era o caso de Paulo (At 16.37,38 e 22.25,26).

Enfim, Saulo era o seu nome hebraico; enquanto a Bíblia retrata a relação do apóstolo com os judeus, este nome aparece – mesmo depois da conversão (O nome não mudou por causa da conversão). Porém, quando enviado em sua viagem missionária para desenvolver a sua missão entre os gentios, Lucas relata que Saulo TAMBÉM era chamado Paulo, seu nome romano, ou seja, de relacionamento com os gentios.

Para finalizar o tema, concluímos que Saulo não virou Paulo, mais que ambos os nomes eram empregados em situações e contextos diferentes. Portanto, não basta ler a Bíblia, mas, é necessário estudar a palavra de modo sistemático e didático, sendo que, algumas passagens necessitam de uma interpretação mais cuidadosa, já que, envolvem aspectos históricos e culturais.

Referências

CARDOSO, Marcelo A.L. Encontros de poder.  A. D. Santos. Curitiba – Paraná.

MARTINS, Orlando. Guia dos curiosos da Bíblia. Estudo pessoal. Florianópolis, 2017.

Por Orlando Martins/GospelPrime

Continue lendo


PUBLICIDADE